Crescimento das renováveis exige duplicação da flexibilidade no sistema elétrico europeu
20/11/2023
A ACER - Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia e a Agência Europeia do Ambiente publicaram um relatório conjunto sobre soluções de flexibilidade do sistema elétrico da União Europeia (UE).
A flexibilidade no sistema elétrico da UE necessita de quase duplicar até 2030, em comparação com os níveis atuais, para poder acompanhar o crescimento das fontes de eletricidade renováveis intermitentes.
As interligações elétricas e a participação da procura são fundamentais na oferta de soluções de flexibilidade. Este relatório aponta para a mais valia de uma maior colaboração entre os Estados-Membros, tanto para necessidades de flexibilidade em escalas de tempo mais curtas (por exemplo, através de uma melhor resposta à procura) como para escalas de tempo mais longas, por exemplo, através do reforço das interligações.
A participação da procura, para além de promover a redução das faturas dos consumidores, proporciona a flexibilidade necessária ao sistema elétrico da UE, facilitando assim a incorporação no sistema das energias renováveis e apoiando a segurança do aprovisionamento energético da Europa.
No entanto, apesar do número crescente de projetos-piloto dedicados à ativação do lado da procura, ainda persistem inúmeras barreiras que inibem o crescimento dessa participação em maior escala.
O Presidente da ERSE, Pedro Verdelho, considera que este relatório da ACER-EEA sobre Soluções de Flexibilidade para apoiar a descarbonização e a segurança do sistema elétrico europeu identifica um conjunto de boas práticas, representando uma ferramenta importante para orientar a atividade regulatória na descoberta da oferta de soluções de flexibilidade tão necessárias num sistema energético cada vez mais baseado em fontes de energia renovável.
Aceda à informação:
- Relatório ACER-EEA sobre Soluções de Flexibilidade para apoiar a descarbonização e a segurança do sistema elétrico europeu
- Infografia