Portugal vai poupar 155 milhões em eficiência energética com o PPEC 2011-2012 para o sector eléctrico

10/12/2010

O PPEC - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica 2011-2012, promovido pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, aprovou 57 medidas que serão implementadas por 20 promotores e que permitirão uma poupança energética de cerca de 2 244 GWh e de 830 mil de toneladas de CO2, com um benefício social de 155 milhões de euros ao longo dos próximos 21 anos. Esta poupança equivale ao consumo anual de cerca de 750 mil famílias.

As 57 medidas aprovadas foram seleccionadas de 165 candidaturas apresentadas por 48 promotores e sujeitas a um concurso de selecção baseado em critérios técnico-económicos, previamente definidos nas regras do plano de promoção da eficiência no consumo.

Nesta quarta edição do PPEC, cerca de 21% das candidaturas aprovadas são medidas inovadoras de gestão da procura baseadas em equipamentos de registo e medição de energia inteligentes que, além de proverem directamente a poupança de energia, contribuem para o incremento da elasticidade da procura, tornando o mercado de electricidade mais concorrencial e eficiente. Estas medidas integram, além de novas soluções de medição e registo de consumos, acções de informação que visam a mudança de comportamentos dos consumidores.

A presente edição do PPEC será implementada por uma variedade de promotores de âmbito nacional e regional, nomeadamente, associações de consumidores, associações empresariais, comercializadores de energia eléctrica, agências regionais de energia e universidades. Desta forma, o Programa promove uma forte descentralização, diversidade e proximidade dos consumidores.

Para saber mais consulte o comunicado de imprensa: Portugal vai poupar 155 milhões em eficiência energética com o PPEC 2011-2012 para o sector eléctrico

PPEC é “case study” entre reguladores de energia  

O PPEC – Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica foi considerado um “case study” pela MEDREG – Association of Mediterranean Regulators for Electricity and Gas. 

Um trabalho desta associação de reguladores dos países do Mediterrâneo, onde é relatado o caso português, recebeu recentemente o prémio anual do ICER- International Confederation of Energy Regulators.

O trabalho premiado, que contou com a participação da ERSE, designa-se “Effects of the Introduction of Successful Mechanisms to Promote Energy  Efficiency in Non-EU Countries”, e foi distinguido durante o 21º Congresso Mundial de Energia que decorreu em Montreal.