ERSE debateu qualidade de serviço no sector eléctrico

24/06/2009

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) promoveu, no dia 23 de Junho, um seminário internacional que teve como principal objectivo analisar o 4º Relatório de Benchmarking Europeu sobre a Qualidade de Serviço no sector eléctrico e a situação em Portugal.

Os reguladores europeus de energia (CEER/ERGEG) publicaram recentemente o 4º Relatório Europeu de Benchmarking da Qualidade de Serviço no sector eléctrico que apresenta uma análise aprofundada da continuidade de serviço, qualidade de onda de tensão e qualidade de serviço comercial vivida na Europa.

O Relatório analisa dados de 21 países europeus e pretende contribuir para um melhor entendimento dos níveis e das políticas em vigor relativas à qualidade de serviço disponibilizada pelo sector eléctrico europeu.

O seminário pretendeu divulgar o Relatório e a situação em Portugal, tendo sido organizado em três sessões. Assim, a primeira sessão foi dedicada à apresentação do 4º Relatório CEER de Benchmarking da Qualidade de Serviço no sector eléctrico europeu e contou com a presença dos principais autores do Relatório (técnicos dos Reguladores Europeus).

Na sessão seguinte, representantes dos operadores das redes eléctricas portuguesas abordaram o ponto de situação relativa à “Qualidade de Serviço, Investimentos e Incentivos à Melhoria do Desempenho em Portugal”.

Por fim, na terceira sessão, representantes da DECO, da APIGCEE, entre outros, apresentaram os pontos de vistas dos consumidores de energia e exemplos de situações ocorridas com problemas de qualidade de serviço, realçando a importância da imunidade dos equipamentos eléctricos e perspectivas para a melhoria da qualidade de serviço.

O seminário decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e contou com a presença do Presidente e restantes membros do Conselho de Administração da ERSE, assim como com a presença do Director-Geral da Energia e Geologia, representantes dos consumidores de energia, das empresas reguladas e das empresas do sector energético e com entidades e personalidades da Sociedade Civil.

Para saber mais aceda às apresentações efetuadas: