COMBUSTÍVEIS: COMO FUNCIONA?

Refinação e Armazenamento

As refinarias recebem o petróleo bruto e convertem-no em produtos derivados como gasolina, gasóleo, combustível de aviação, óleos lubrificantes e asfaltos.

A primeira fase da refinação é a destilação do petróleo, processo onde é separado em frações de acordo com o ponto de ebulição de cada uma delas.

Existem outros produtos derivados que são enviados para unidades petroquímicas para processamento posterior e conversão em plásticos, fertilizantes e muitos outros produtos usados no nosso quotidiano.

Da refinaria, os combustíveis são expedidos para armazenamento ou para exportação.

O armazenamento de combustíveis líquidos é muito importante na cadeia de valor, na medida em que suporta as operações de logística e o abastecimento do mercado retalhista.

As instalações de armazenamento de combustíveis têm ilhas de enchimento de camiões cisterna e fazem a expedição do produto para os postos de abastecimento de combustíveis que os vendem aos clientes finais.

Antes de chegarem ao consumidor, normalmente quando saem da armazenagem, são incorporados biocombustíveis nos gasóleos e nas gasolinas, contribuindo para o cumprimento de critérios de sustentabilidade.

Voltar ao início