COMBUSTÍVEIS: COMO FUNCIONA?

COMBUSTÍVEIS:
COMO FUNCIONA?

A carregar...

* Módulo pedagógico elaborado pela Commission de Régulation de l’Énergie (regulador francês de energia), adaptado pela ERSE.

Poços submarinos

Os poços submarinos permitem a extração do petróleo bruto (crude) de depósitos submarinos, os chamados depósitos offshore.

A um conjunto de poços distribuídos espacialmente na mesma área chamamos campo petrolífero.

Poços terrestres

Os poços terrestres permitem a extração do petróleo bruto (crude) de depósitos alojados nos subsolos continentais.

A um conjunto de poços distribuídos espacialmente na mesma área dá-se o nome de campo petrolífero.

Terminal de Granéis Líquidos

Os terminais de granéis líquidos ou petrolíferos são os locais onde o petróleo é descarregado dos navios petroleiros.

Alguns terminais possuem uma monobóia que evita que os grandes navios tenham de atracar no terminal petrolífero, reduzindo assim o congestionamento do porto e aumentando a capacidade de movimentação de cargas.

Refinaria

As refinarias convertem o barril de petróleo bruto em diversos produtos de maior valor acrescentado através de um processo químico de limpeza e refinação.

Em Portugal existe, atualmente, apenas uma refinaria, a de Sines.

O petróleo bruto é composto de diversos hidrocarbonetos, com propriedades físico-químicas diferentes, que na refinaria são inicialmente separados por destilação.

A gasolina e o gasóleo que se utiliza nos automóveis são alguns desses produtos derivados do petróleo.

Expedição

Da refinaria, os combustíveis são expedidos para armazenamento ou para terminais de granéis líquidos, para exportação através de oleodutos, de cisternas rodoviárias ou ferroviárias, podendo, no caso do jet fuel, ser encaminhado diretamente para aeroportos.

Armazenamento

Os países dependentes dos hidrocarbonetos têm de assegurar reservas estratégicas de combustível, garantindo que não há ruturas de abastecimento.

Isto é conseguido recorrendo a sistemas de armazenagem quer à superfície quer no subsolo.

Unidades de Produção de Biocombustíveis

Os biocombustíveis são combustíveis para transporte e podem ser produzidos a partir de biomassa, ajudando a aliviar a procura por produtos petrolíferos e melhorar o perfil de emissões de gases de efeito estufa do setor dos transportes.

Os biocombustíveis utilizados em grande escala são o bioetanol e o biodiesel.

Distribuição

Do armazenamento, os combustíveis líquidos são distribuídos, na sua maioria, através de camiões cisternas rodoviários para os postos de abastecimento no território nacional.

São ainda exportados e distribuídos à indústria e outros sectores de atividade.

Comercialização

Do armazenamento, os combustíveis líquidos são distribuídos, na sua maioria, para os postos de abastecimento no território nacional onde são vendidos ao público de forma simples ou aditivada.

Voltar ao início