ERSE esteve com a GNR em ação de proximidade em Ervidel e Panóias
25/10/2024
A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos realizou, a 23 de outubro de 2024, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito da Operação Censos Sénior 2024, duas ações de sensibilização junto da população sénior em Ervidel (Aljustrel) e Panóias (Ourique).
As ações de sensibilização inserem-se no âmbito da atividade das secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário que a GNR desenvolve em todo o território nacional e à qual a ERSE se associou este ano, no distrito de Beja, em colaboração com o Comando Territorial de Beja- Destacamento Territorial de Aljustrel, a Junta de Freguesia de Ervidel e a Associação Nossa Terra, que dinamiza a Universidade Sénior de Panóias.
Nas duas ações participaram cerca de 50 cidadãos seniores, tendo sido abordados os temas da mudança de comercializador de energia, com destaque para simulações feitas pela ERSE no local e para alertas sobre a existência de más práticas na contratação. Nas ações de esclarecimento, muito participadas, foram ainda abordados os temas da tarifa social, potência contratada e serviços adicionais. Os membros da equipa da ERSE no local puderam ainda esclarecer algumas dúvidas particulares dos cidadãos sobre estes temas.
A ERSE associa-se anualmente à operação Censos Sénior de 2024, da GNR, com a presença em sessões de esclarecimento, mas também através da divulgação de um folheto informativo onde constam vários alertas sobre eletricidade e gás natural, bem como conselhos da GNR sobre os comportamentos de segurança a adotar por parte da população mais sénior.
A operação Censos Sénior envolve, este ano, cerca de 400 militares das secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, distribuídos por todo o país, com ações de patrulhamento e sensibilização junto dos idosos, de modo a sensibilizá-los para a adoção de comportamentos de autoproteção e segurança contra, designadamente, burlas, furtos e situações de violência. Esta operação decorre durante os meses de outubro e novembro e visa um universo de cerca de 45 mil idosos.
O protocolo de cooperação entre a ERSE e a GNR foi assinado em 2021 e visa o desenvolvimento de ações e iniciativas conjuntas de combate à iliteracia energética e à identificação de práticas abusivas ou desleais por parte dos agentes do mercado energético junto dos consumidores, em especial dos mais vulneráveis.