ERSE debateu futuro do setor elétrico
09/11/2015
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) realizou no dia 5 de novembro de 2015, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o seminário Energia XXI- Reflexão sobre o Futuro do Setor Elétrico que contou com a presença de mais de uma centena e meia de participantes.
O seminário, cuja abertura foi feita pelo presidente da ERSE, Vitor Santos, e o encerramento pelo secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, contou com os oradores Garret Blaney, do CEER- Conselho de Reguladores Europeus de Energia, Alberto Bernardo, da EFACEC, Luis Costa, da EASE- Associação Europeia para o Armazenamento de Energia, Manuel Matos, do INESC TEC, e Carlos Henggeler Antunes, do INESC Coimbra.
Num momento em que o setor da energia atravessa um período de mudanças estruturais, com desafios para todos os agentes do setor, desde os operadores, aos consumidores e ao regulador, este seminário permitiu refletir sobre o futuro do setor nos vários segmentos da cadeia de valor.
A inovação tecnológica e nos serviços foi, contudo, um tema comum a todas as apresentações, sendo necessário perceber como é que vai evoluir o modelo de organização do setor e a regulação de modo a incorporar essa inovação.
Para mais informações, consulte o programa e as apresentações efetuadas pelos oradores.
- Programa
- Discurso Abertura - Vitor Santos
- A bridge to 2025 - Garret Blaney
- Impacto da evolução tecnológica no futuro das redes de distribuição - Alberto Bernardo
- Futuro do Armazenamento nas redes elétricas - Luís Costa
- Gestão de energia através de inteligência computacional - Manuel Matos
- Optimização integrada dos recursos energéticos no sector residencial - Carlos Henggeler Antunes