ERSE divulga Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do Setor elétrico relativo a 2021

03/10/2022

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos publicou o Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do setor elétrico referente a 2021, no qual faz a caracterização da qualidade de serviço e avalia o desempenho dos operadores das redes elétricas no âmbito do Regulamento da Qualidade de Serviço.

A qualidade de serviço técnica é influenciada pelos vários agentes da cadeia de valor do sistema elétrico de energia, nomeadamente os centros electroprodutores, os operadores das redes e os clientes, e por agentes externos que impactam as instalações de produção e as infraestruturas de distribuição, em que se incluem os eventos climatéricos extremos. Neste relatório, a qualidade de serviço técnica é avaliada em função da qualidade percecionada pelos clientes e pelo desempenho dos vários operadores de redes.

Em 2021, todos os padrões gerais de continuidade de serviço foram respeitados pelos diversos operadores das redes, como a REN –Rede Eléctrica Nacional, a E-Redes, a EDA – Electricidade dos Açores, a EEM – Empresa de Electricidade da Madeira e os dez operadores da rede de distribuição exclusivamente em baixa tensão que operam em Portugal continental.

No caso da Rede Nacional de Transporte, os indicadores gerais de continuidade de serviço traduzem a continuação do seu bom desempenho, demonstrando o elevado nível de fiabilidade desta rede.

Em Portugal continental, a E-Redes apresenta um desempenho da rede de distribuição em linha com o verificado em 2020.

Na Região Autónoma dos Açores, registou-se em 2021 uma degradação dos indicadores gerais de continuidade de serviço face ao ano anterior, tendo contribuído para este agravamento o aumento das interrupções acidentais com origem na produção e nas redes.

Na Região Autónoma da Madeira, verificou-se também em 2021 uma degradação dos valores dos indicadores de continuidade de serviço. Para esta degradação, contribuíram interrupções resultantes de eventos excecionais ocorridos nos dias 27 e 28 de março de 2021, na ilha da Madeira.

Com o objetivo de incentivar o conhecimento e a participação ativa da sociedade na regulação do setor energético e alargar o acesso à informação produzida pela ERSE, é publicada, conjuntamente com o Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do setor elétrico, uma brochura - ERSExplica – que sintetiza alguns dos principais indicadores da qualidade de serviço técnica.

A ERSE procura assim produzir uma síntese vocacionada a cidadãos consumidores, dos seus relatórios e regulamentos principais, com vista a tornar a sua atividade acessível a um leque alargado de destinatários e contribuir para uma maior literacia dos consumidores de energia.

Aceda ao Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do setor elétrico referente a 2021

Aceda ao ERSExplica - Relatório da Qualidade de Serviço Técnica do setor elétrico referente a 2021