24 Agosto 2019
Diminuir
Aumentar
Imprimir
  • Leilões de aprovisionamento do CUR 


    Em agosto de 2011, a ERSE alterou a regulamentação (RRC), no sentido de separar as funções do CUR de compra de energia para os seus clientes e de compra e venda da energia da PRE. Esta alteração visa a uma maior transparência, tanto do funcionamento do mercado, como da própria aquisição de energia pelo CUR.

    Na mesma alteração regulamentar, a ERSE previu a existência de um mecanismo regulado de contratação de energia elétrica que permitisse, por um lado, estabilizar as condições da sua aquisição em mercado e, por outro, que servisse como ferramenta de aprovisionamento e cobertura do risco por parte do CUR.

    A operacionalização de tal mecanismo é efetuada através de regras gerais, ao abrigo do RRC (Diretiva n.º 13/2019), que consiste na realização de leilões abertos à participação de outros comercializadores em regime de mercado, no caso de existir liquidez suficiente por parte da oferta e desde que o CUR atinja os seus objetivos de aprovisionamento.

    Cada leilão para aprovisionamento do CUR é realizado com base em convocatória prévia da ERSE e seus resultados são objeto de comunicação, conforme estabelecido no quadro regulamentar vigente.
Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
Como Funciona Combustíveis
Como Funciona GPL
Registo Consultas Públicas
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais