24 Outubro 2017
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • Meios de Supervisão 


    No contexto de afirmação de um modelo liberalizado nos mercados energéticos e início do funcionamento do MIBEL, a ERSE sentiu necessidade de reforçar a sua actuação na supervisão de mercados.

    Neste sentido surgiu a Unidade de Supervisão de Mercados (USM), uma unidade funcional cujas actividades se iniciaram em 2007, especificamente orientada para o acompanhamento sistemático e permanente dos mercados organizados de energia.

    Este perfil de necessidades tornou ainda crítica a adopção das ferramentas tecnológicas que facilitem o cumprimento dos objectivos centrais do acompanhamento e monitorização dos mercados, designadamente através de sistemas de informação especialmente concebidos e adaptados a este propósito que permitam um adequado acesso à informação, da sua sistematização e tratamento de forma robusta, célere e adaptativa.

    Assim, no âmbito da missão da ERSE, tornou-se necessária a implementação de um sistema de informação de apoio a actividade de acompanhamento e monitorização dos mercados. O SIMER (Sistema de Informação de Mercados) surge como a solução encontrada pela ERSE para suportar a sua actividade de supervisão do mercado ibérico de electricidade (MIBEL), designadamente o mercado grossista de electricidade, designadamente nas suas vertentes de contratação à vista e a prazo.

    O SIMER da ERSE assenta numa plataforma tecnológica da Microsoft, tendo merecido a referência como caso de estudo nacional e internacional por aquela multinacional.

    O Portal da ERSE constitui uma outra vertente de suporte à actividade de supervisão dos mercados, nomeadamente através da divulgação de informação de forma não discriminatória, facto que contribui para um mercado mais informado e transparente.

    O reforço das actividades de supervisão é acompanhado pelo aperfeiçoamento dos mecanismos de articulação e partilha de informação entre os reguladores que constituem o Conselho de Reguladores do MIBEL e pela divulgação periódica de informação sobre o funcionamento dos diferentes mercados.

Partilhe esta informação: Digg it!Facebookdel.icio.usNewsvineStumble-uponReddit!
Portal do Consumidor de Energia
Comercializadores
Tarifa Social
Simuladores
PPEC 2017-2018
Livro "A Regulação da Energia em Portugal 2007-2017"