25 Setembro 2018
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • ERSE 

    Ao clicar sobre uma pergunta, aparece-lhe a respectiva resposta. Caso a sua dúvida não conste nesta lista, contacte-nos através do formulário Comentários e Sugestões.
  • 1.
    O que é a ERSE?
    A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) é a entidade responsável pela regulação dos sectores eléctrico e do gás natural.
    A ERSE é uma pessoa colectiva de direito público dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio. Rege-se pelos seus Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 97/2002, de 12 de Abril,  na redação do Decreto-Lei n.º 212/2012, de 25 de setembro.
    A ERSE é independente no exercício das suas funções, no quadro da lei, sem prejuízo dos princípios orientadores da política energética fixados pelo Governo, nos termos constitucionais e legais, e dos actos sujeitos a tutela ministerial nos termos da lei e dos seus Estatutos. 
  • 2.
    Quais são as principais atribuições e competências da ERSE no âmbito do sector eléctrico?
    A ERSE, no âmbito do setor elétrico, tem como principais atribuições:
    - A proteção dos direitos e os interesses dos consumidores, em particular dos clientes finais economicamente vulneráveis, em relação a preços, à forma e qualidade da prestação de serviços, promovendo a sua informação, esclarecimento e formação;
    - Velar pelo cumprimento, por parte dos agentes do setor, das obrigações de serviço público e demais obrigações estabelecidas na lei e nos regulamentos aplicáveis;
    - Promover, enquanto entidade reguladora e nos termos do lei, a concorrência entre os agentes intervenientes nos mercados;
    - Assegurar a existência de condições que permitam a obtenção do equilíbrio económico e financeiro por parte das atividades dos setores regulados exercidos em regime de serviço público, quando geridas de forma adequada e eficiente.
    - Velar, sem prejuízo das competências atribuídas a outras entidades, pelo cumprimento por parte dos operadores do setor eléctrico das obrigações de serviço público e demais obrigações estabelecidas nas leis e nos regulamentos, bem como nos contratos de concessão e nas licenças;
    - Contribuir para a progressiva melhoria das condições técnicas, qualitativas, económicas e ambientais no sector eléctrico, estimulando a adoção de práticas de eficiência energética. 
    Na prossecução das suas atribuições, a ERSE tem as seguintes competências genéricas: 
    - Preparar e publicar regulamentos;
    - Fixar tarifas de acesso às redes e as tarifas transitórias; publicar os preços regulados; 
    - Decidir sobre matérias objeto de regulação;
    - Fiscalizar a aplicação dos regulamentos e o seu cumprimento, podendo aplicar sanções; 
    - Emitir pareceres. 
  • 3.
    Qual o âmbito territorial da actuação e competências da ERSE?

    De acordo com a legislação vigente, o âmbito territorial da atuação e competências da ERSE estende-se a todo o território nacional, incluindo, as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
  • 4.
    Quais as publicações da ERSE?

    A ERSE publica, nos termos das competências que lhe estão atribuídas pela lei, o Regulamento Tarifário, o Regulamento de Relações Comerciais, o Regulamento de Qualidade de Serviço, o Regulamento do Acesso às Redes e às Interligações e o Regulamento de Operação das Redes, bem como as regras de sub-regulamentação que neles estão previstas.

    Paralelamente, a ERSE edita, com caráter de regularidade, os documentos que fundamentam as opções tomadas em matéria de fixação de tarifas e preços e o documento de caracterização do sector elétrico (que inclui informação abrangente sobre o setor). São também objeto de publicação pela ERSE os documentos de discussão pública de temas de importância para o setor e respetivos comentários, bem como os estudos e trabalhos realizados no âmbito das suas actividades de regulação. São ainda tornados públicos os pareceres do Conselho Tarifário e do Conselho Consultivo da ERSE.

  • 5.
    Onde posso obter informação e dados estatísticos do sector energético?
    Os interessados na obtenção de informação e dados caracterizadores do sector energético poderão obtê-los junto da ERSE, DGEG, REN - Rede Eléctrica Nacional, S.A. e outras empresas que integram o sector energético.
  • 6.
    Quais os principais regulamentos do sector eléctrico?
    Os principais regulamentos são, entre outros:
    Regulamento Tarifário; Regulamento de Relações Comerciais; Regulamento do Acesso às Redes e às Interligações; Regulamento de Operação das Redes; Regulamento da Qualidade de Serviço; Regulamento da Rede de Transporte; Regulamento da Rede de Distribuição. 
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
Balcão Único
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais