23 Janeiro 2017
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • 2015 

    Os Relatórios Mensais encontram-se organizados nos seguintes seis blocos informativos:
    • Sumário Executivo - apresenta em duas páginas o que de mais importante se passou nos mercados no mês em análise, designadamente no mercado diário e intradiário (preços, energia negociada em mercado, spreads de preços entre Portugal e Espanha e número de horas em que se verificou market splitting), no mercado a prazo (quantidades negociadas, negociação correspondente a leilões obrigatórios, em contínuo e negócios OTC registados no OMIP), no mercado de contratação bilateral (quantidades negociadas através de contratos bilaterais em Portugal e em Espanha). Inclui ainda a evolução dos preços nos principais mercados europeus (Powernext, EEX e Nordpool) e dos índices dos principais combustíveis utilizados na produção de energia elétrica (Brent, Gás Natural, Carvão e Fuelóleo) e do CO2.
    • Caracterização do Mercado Ibérico - inclui informação sobre as capacidades instaladas de produção, os indicadores de disponibilidade verificados, o mix de produção utilizado, a energia hídrica armazenada, bem como a capacidade disponível e utilização das interligações. Neste bloco é ainda incluída informação sobre e os resultados de leilões de capacidade virtual que tenham sido realizados no mês em análise.
    • Mercado Diário e Intradiário – apresenta informação sobre o preço médio diário, spreads de preços entre Portugal e Espanha, volatilidade dos preços, quantidades transaccionadas nos mercados diário e intradiário, energia por tecnologia de produção e rendas de congestionamento.
    • Mercado a prazo - apresenta informação sobre o número de contratos negociados em contínuo e em leilão, o número de contratos negociados OTC e registados no OMIP, bem como as energias correspondentes aos contratos negociados. O open interest e o settlement price dos diferentes contratos em negociação são igualmente apresentados.
    • Mercado de contratação bilateral - analisa os valores da contratação bilateral de cada um dos grupos empresariais em Portugal e Espanha, bem como o peso da contratação bilateral no volume total de vendas no mercado (contratação bilateral e mercado organizado).
    • Referências de Mercado – disponibiliza informação sobre preços nos principais mercados europeus de energia elétrica (mercados à vista e a prazo), mercados de energia primária e evolução de alguns indicadores relevantes dos mercados financeiros.

    O Conselho de Reguladores do MIBEL é constituído pelos reguladores de Portugal e de Espanha para os setores energético (ERSE e CNMC) e financeiro (CMVM e CNMV).

Portal do Consumidor de Energia
Comercializadores
Tarifa Social
Simuladores
PPEC 2017-2018
Livro "A Regulação da Energia em Portugal 2007-2017"