20 Abril 2018
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • Cooperação Internacional 


    Para além do CEER e da ACER (no âmbito do Mercado Europeu de Energia), a ERSE participa noutras organizações internacionais, de acordo com as suas funções como regulador do setor energético português. Exemplo dessas organizações são a ARIAE, o MEDREG e a RELOP.



    A Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia (ARIAE) foi criada em 2000 e, atualmente é uma organização que reúne 20 países ibero-americanos. Constitui-se como um fórum de comunicação com o intuito de promoção de partilha de conhecimentos e formação ao nível da regulação de energia no espaço da Ibéria e do continente americano.

    No âmbito desta organização, a ERSE colabora regularmente com os outros membros, através da participação nos trabalhos do grupo da Eletricidade e do Gás, ocupando atualmente a posição de Diretor do grupo de trabalho dos consumidores, durante o triénio 2015-2017.



    Portugal é membro fundador da Associação de Reguladores de Energia do Mediterrâneo (MEDREG), uma associação constituída por 25 reguladores provenientes de 21 países da orla do mediterrâneo que visa o estabelecimento de um quadro regulatório estável, transparente, harmonizado e promotor de investimento nos setores da energia elétrica e do gás natural.

    Em novembro de 2014, a ERSE foi eleita para a Vice-Presidência do MEDREG, tendo o regulador egípcio assumido a Presidência desta Associação. A ERSE assumiu igualmente a liderança do Grupo de Trabalho do Gás Natural, para igual período. No mês de novembro de 2016, a ERSE foi eleita para a Presidência do MEDREG, tendo as entidades reguladoras da Turquia e da Jordânia assumido a Vice-Presidência.



    A Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP) criada em
    Lisboa em 2008 é constituída pelos reguladores de energia de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

    A ERSE contribui para a prossecução dos objetivos da Associação que passam pela partilha de conhecimento relativo às experiências de regulação no setor da energia dos países que dela fazem parte, o desenvolvimento de ações de formação e a comunicação entre especialistas e profissionais das entidades associadas.

    No seguimento da Assembleia Geral de 2016, os membros da RELOP ambicionam reforçar a sua cooperação regulatória, com o estabelecimento da personalidade jurídica, formal, da associação.

     
     
    No contexto mundial, a ERSE participa na Confederação Internacional de Reguladores da Energia (ICER). Esta organização, de participação voluntária, tem como intuito fomentar a cooperação entre os reguladores energéticos de vários pontos do globo, de forma a permitir uma melhor discussão e consciencialização por parte do público e dos responsáveis políticos sobre questões energéticas com impacto mundial, de uma forma mais eficiente.

    Ainda neste contexto, a ERSE participa no Forum Mundial sobre Regulação Energética (WFER), realizado de 3 em 3 anos, onde os reguladores energéticos e outras partes interessadas podem debater assuntos ou partilhar experiências relevantes para todos os participantes.

     

Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?