21 Novembro 2019
Diminuir
Aumentar
  • Participantes no projeto-piloto de consumo no mercado de reserva de regulação apresentaram os primeiros resultados

Realizou-se no dia 16 de outubro, nas instalações da ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, mais uma reunião do Grupo de Acompanhamento do Projeto-piloto “Participação do consumo no mercado de reserva de regulação”.

A reunião contou com 65 participantes de 34 entidades nacionais e estrangeiras que mostraram interesse no acompanhamento deste projeto-piloto que permite, pela primeira vez, a participação do consumo no mercado de reserva de regulação.
    Os intervenientes apresentaram os primeiros resultados e partilharam experiências que decorreram das primeiras participações de empresas industriais, grandes consumidoras de energia, no mercado de serviço de sistema.
    Foram também analisados os próximos passos, a desenvolver no âmbito deste projeto-piloto, que passam pelo envolvimento neste mercado dos comercializadores, na qualidade de representantes de outras empresas industriais.

O mercado de serviço de sistema – componente reserva de regulação, corresponde a uma parcela do mercado elétrico destinada a assegurar o funcionamento do sistema elétrico nacional em condições técnicas adequadas, nomeadamente o equilíbrio instantâneo entre a produção e o consumo, o que evita a ocorrência de falhas graves de fornecimento de eletricidade. Este mercado é gerido pela REN, na sua qualidade de Operador da Rede de Transporte e representou em 2018 um volume de cerca de 98 milhões de euros.
    As apresentações realizadas e mais informações sobre este projeto-piloto da ERSE estão disponíveis na página da ERSE.

Aceda ainda ao Comunicado sobre a aprovação das regras do projeto-piloto para a participação do consumo no mercado de serviços de sistema.

Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
Como Funciona Combustíveis
Como Funciona GPL