21 Novembro 2019
Diminuir
Aumentar
Imprimir
  • Martin Crouch abordou no ConvERSE práticas e soluções inovadoras do modelo de regulação do Reino Unido 


    A ERSE realizou a 21 de outubro mais uma sessão do ciclo de debates ConvERSE com Martin Crouch, que abordou algumas práticas e soluções inovadoras do modelo de regulação do Reino Unido, como os projetos-pilotos “regulatory sandbox”, um mecanismo regulatório para apoiar, em ambiente controlado, modelos de negócios inovadores.

    Martin Crouch explicou, perante uma assistência de quase uma centena de pessoas, o que torna diferente o modelo regulatório do Reino Unido, qual o papel do regulador e o porquê de uma regulação independente, bem como as alterações que o setor energético sofreu nos últimos anos com a transição de um sistema de produção elétrica baseado fortemente no carvão para um sistema baseado nas energias renováveis, em especial a solar e a eólica offshore.

    Essa evolução foi acompanhada por um sistema de regulação dinâmico que tentou encontrar soluções para novas realidades, privilegiando, mais recentemente, modelos inovadores, como os “sandboxes”, e modelos que criem valor para o consumidor.

    Os novos desafios, segundo Martin Crouch, passam agora pela descarbonização e pela digitalização. 

    Martin Crouch é consultor independente especializado em regulação de infraestruturas e em inovação e enquanto esteve na Ofgem desenvolveu diversas ferramentas de regulação, incluindo o modelo "cap and floor" que tem contribuído, com sucesso, para o desenvolvimento das interligações de eletricidade, bem como o gabinete de inovação da Ofgem “OFGEM Innovation link” e um projeto-piloto de mecanismo regulatório (regulatory sandbox).

    Martin Crouch tem vasta experiência no setor energético, tendo sido Senior Partner no regulador britânico (Ofgem), onde trabalhou durante 15 anos em diferentes áreas como redes e mercados, tendo liderado durante 5 anos a relação da Ofgem com a Europa.  Foi ainda presidente dos grupos de trabalho de eletricidade da Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia (ACER) e do Conselho dos Reguladores Europeus de Energia (CEER) entre 2013 e 2015.

    Consulte em anexo apresentação “The UK regulatory model: innovative solutions and practices”.





     

Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
Como Funciona Combustíveis
Como Funciona GPL
Registo Consultas Públicas
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais