Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.
Diminuir
Aumentar
Imprimir
  • ConvERSE debateu futuro do gás natural no âmbito da descarbonização da economia 


    A ERSE realizou a 9 de setembro mais uma sessão do ciclo de debates ConvERSE, desta vez sobre o futuro do gás natural no âmbito da agenda europeia de descarbonização da economia e do combate às alterações climáticas, com Tom Maes (CREG), Markus Krug   (E-Control), e Benoît Esnault (CRE), no âmbito da cooperação dos reguladores europeus no seio da ACER – Agency for Cooperation of Energy Regulators e do CEER – Council of European Energy Regulators.

    Na sessão, que decorreu nas instalações da ERSE e na qual participaram uma centena de pessoas, foi apresentada a visão dos reguladores europeus em relação a esta matéria e o desafio que ela comporta quer em termos de regulação, de investimento em redes e de sustentabilidade do setor do gás natural.
    A substituição do gás natural pelo hidrogénio, bem como o eventual descomissionamento das centrais a gás foram temas abordados, pelo desafio que colocam às redes e aos consumidores.
     
    O caminho que deverá ser seguido para a descarbonização da sociedade, incluindo a substituição do gás natural por outras fontes de energia, não reúne o consenso de operadores de rede, empresas de energia, associações representativas da indústria ou ainda responsáveis políticos, entre outros. Debatem-se os modelos de mercado e de regulação, as tecnologias emergentes, assim como a governação do setor e os papéis e responsabilidades dos vários intervenientes.

    O Gas Working Group da ACER e CEER é atualmente presidido pelo administrador da ERSE, Pedro Verdelho.

    Aceda às apresentações em anexo.

     

     

     

     

     

Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+