21 Novembro 2019
Diminuir
Aumentar
Imprimir
  • Consumidores no mercado livre de eletricidade cresceram 2,8% desde agosto de 2018 


    O mercado livre de eletricidade alcançou um número acumulado superior a 5,2 milhões de clientes em agosto de 2019, com um crescimento líquido de cerca de 13,1 mil clientes face a julho de 2019, o que representa um crescimento de aproximadamente 2,8% face ao período homólogo do ano anterior.

    Em termos de consumo registou-se uma redução de 16 GWh face a julho de 2019, atingindo 43 108 GWh, o que representa um decréscimo de 0,04% face ao mês anterior e um acréscimo de 0,9% face a agosto de 2018. O consumo no mercado livre totaliza, em agosto, 94,2% do consumo total registado em Portugal continental.

    A quase totalidade dos grandes consumidores encontra-se já no mercado livre, ao passo que os clientes domésticos representavam em agosto cerca de 86% do consumo total do segmento, face aos cerca de 84,8% registados no mês homólogo do ano anterior.

    Em termos de quota de mercado, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (79%) e em consumo (42%). No entanto, face a julho, a sua quota diminuiu 0,2 p.p. em número de clientes, situação que já vem a ocorrer desde agosto de 2018. Por outro lado, em termos de consumo aumentou a sua quota em 0,1 p.p. face ao mês anterior.

    Também a Endesa manteve, em agosto, a sua liderança no segmento de clientes industriais (27,7%) com uma redução de quota de 0,3 p.p..

    Por seu turno, a Iberdrola assegurou a primeira posição do segmento dos grandes consumidores (29%), mantendo as suas quotas face a julho de 2019.

    Quanto à intensidade de troca de fornecedor de energia, o número de clientes que deixa a carteira de um Comercializador de Último Recurso (CUR) para integrar a de um comercializador em regime de mercado, continua a ser inferior (cerca de 22%) ao número de consumidores que troca de comercializador já em regime de mercado, consolidando assim a tendência crescente de mudanças de comercializador no quadro do mercado livre.

    A concentração de mercado, em relação ao mês anterior, diminuiu 0,4 p.p. em número de clientes e 0,1 p.p. em termos de consumo.

    Para saber mais consulte Mercado Liberalizado Eletricidade – agosto 2019

Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
Como Funciona Combustíveis
Como Funciona GPL
Registo Consultas Públicas
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais