18 Novembro 2018
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • MEDREG debateu potencialidades da exploração do gás na região mediterrânica 


    A ERSE acolheu no passado dia 4 de Julho o workshop “Futuro do Gás na Região Mediterrânica”, organizado pelo MEDREG, que contou com a participação de vários especialistas mundiais para debater as potencialidades desta zona relativamente ao fornecimento de gás.
    Considerando a situação geoestratégica dos países em torno do Mediterrâneo, o MEDREG- Associação de Reguladores do Mediterrâneo, cuja presidência é atualmente exercida pela ERSE, tem procurado, cada vez mais, explorar as potencialidades desta zona quanto ao fornecimento de gás.
    O evento, ao qual assistiram quase uma centena de convidados, contou com a presença de especialistas do setor do gás de instituições financeiras internacionais, de reguladores, de operadores de redes de transporte (ORT), e de decisores políticos e industriais que partilharam os seus pontos de vista sobre as tendências atuais do sector na região euro-mediterrânica.
    Lex Huurdeman, do Banco Mundial, especialista em Petróleo e Gás, enfatizou o papel dos reguladores de energia, enquanto Jean Baptiste Dubreuil, especialista em Gás da Agência Internacional de Energia (IEA), afirmou que a prioridade do mercado do gás deve ser a de garantir a competitividade dos preços. Referiu também que a capacidade de liquefação de GNL está a crescer rapidamente, pelo que os mercados emergentes devem providenciar as adequadas instalações.
    Partilhando a sua perspetiva e experiência, Rui Marmota, diretor de Planeamento da REN, observou ainda que, apesar da crescente procura global de gás na região do Mediterrâneo, a Europa, nomeadamente Portugal, em virtude do crescente recurso a energias renováveis não segue a mesma tendência.

    O workshop contou, igualmente, com a apresentação de dois relatórios recentemente publicados pelo MEDREG, respetivamente, o “Mapa da Infraestrutura do Gás” e a “Avaliação da Concorrência do Gás Natural e Preços de Mercado na Bacia do Mediterrâneo”.

    O evento terminou com uma exposição dos mais recentes desenvolvimentos do Projeto do Gasoduto Transanatólico (TANAP), que visa melhorar a segurança do fornecimento de energia da Turquia e do Sudeste da Europa.

    Veja o vídeo

Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
Balcão Único
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais