15 Outubro 2018
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • ERSE recebe delegação egípcia em visita de estudo sobre Liberalização do Mercado do Gás 


    A ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energético, no âmbito do programa TAIEX da Comissão Europeia – Programa de Assistência Técnica a Países Terceiros, recebeu no dia 17 de abril, uma delegação do Egipto, constituída por membros da recém Autoridade Reguladora do Gás (GasReg), tendo como objetivo aprofundar conhecimentos acerca da Liberalização do Mercado do Gás.

    A delegação egípcia foi liderada pelo Eng. Karem Mahmoud, CEO da Entidade Reguladora, e contou com a presença adicional de três diretores da autoridade reguladora.
    A visita de estudo, organizada pela Comissão Europeia em cooperação com a DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia, visou conhecer a experiência portuguesa relativa à regulação do setor do gás, bem como a forma de implementação das Diretivas europeias.

    Nesse sentido, a ERSE realizou uma sessão de formação sobre a liberalização do mercado do gás que pretendeu abranger os temas de maior interesse para a delegação do Egipto, nomeadamente os relativos às fases de implementação do processo de liberalização do mercado, a identificação de critérios de elegibilidade dos consumidores num mercado liberalizado, bem como as oportunidades de sincronizar o processo de liberalização com uma reforma dos preços de gás natural.

    A sessão permitiu igualmente uma partilha de experiências regulatórias entre Portugal e o Egipto através do conhecimento da realidade egípcia e os desafios que se afiguram a esta nova entidade, bem como através da promoção da missão do MEDREG – Associação dos Reguladores do Mediterrâneo, que integra 25 reguladores de 21 países da orla do Mediterrâneo e cuja presidência é atualmente exercida pela ERSE.



Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
Balcão Único
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais