16 Julho 2018
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • ERSE acolhe workshop MEDREG sobre o Futuro do Gás na Região Mediterrânica 


    A ERSE, que atualmente exerce a presidência do MEDREG, acolhe na quarta-feira, dia 4 de julho, nas suas instalações, em Lisboa, o workshop “Futuro do Gás na Região Mediterrânica”.

    O workshop contará com a presença do especialista de gás da Agência Internacional de Energia, Jean Baptiste Dubreuil e do Presidente do Subcomité de Gás da Associação Norte Americana das Entidades Reguladoras (NARUC), Andreas Thanos, como keynote speeches.

    No workshop serão apresentados dois documentos produzidos pelo MEDREG:  “Assessment of natural gas competition and market prices within MEDREG members”, elaborado pela ERSE e “Gas infrastructure map of the mediterranean region”, elaborado pela EMRA (Entidade Reguladora da Turquia).

    O painel sobre o “Futuro do Gás na Região Mediterrânica” terá como moderador o vice-presidente do MEDREG, do regulador italiano, e nele participarão vários especialistas europeus e internacionais no gás, provenientes do Banco Mundial, da União para o Mediterrâneo (UfM), da Comissão Europeia e de empresas de gás (REN, Enagas, GRTGas France).

    Serão ainda apresentados os mais recentes desenvolvimentos do projeto TANAP (Trans-Anatolian Natural Gas Pipeline Project), unindo o gás do Azerbaijão com a Europa através da Turquia.

    O MEDREG conta atualmente com 25 membros de 21 países mediterrânicos, e tem contribuído ao longo dos anos para reforçar o poder dos reguladores de energia da região mediterrânica.

    Desde a sua criação, o MEDREG estabeleceu uma forte e extensa relação com as principais entidades de energia internacionais e afirmou-se como uma instituição-chave na região.

    Atualmente, o MEDREG está a intensificar o seu apoio aos membros do sul do Mediterrâneo no estabelecimento de uma estrutura regulatória efetiva na eletricidade e no gás, dedicando todos os seus recursos no apoio às reformas regulatórias nacionais.

    Esta atividade procurará ajudar os reguladores a desempenhar o seu papel num contexto de crescente procura e de maior integração regional.

    A proteção dos consumidores continuará também a ser uma das prioridades do MEDREG com ações de sensibilização entre os seus membros com o objetivo de aumentar o acesso à informação, com uma atenção particular à situação dos consumidores vulneráveis.

    O envolvimento dos membros do MEDREG nas atividades técnicas tem aumentando constantemente, demonstrando o valor da troca de experiências e do conhecimento ao nível da regulação.

    Consulte mais informação no site do MEDREG

Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais