18 Junho 2018
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • ConvErse com Rosa Serrano sobre o Mercado Elétrico Chileno enquanto caso de estudo 


    A iniciativa ConvErse que se realizou no dia 8 de junho na ERSE teve como convidada a Diretora de Estudos e Regulação da Asociación Gremial de Empresas Eléctricas de Chile, Rosa Serrano, que abordou o mercado elétrico chileno como um caso de estudo muito relevante devido à acentuada quebra de preços obtidos com os leilões de produção de eletricidade organizados pelo regulador Comisión Nacional de Energia (CNE).

    Rosa Serrano teve a oportunidade de expor toda a organização do setor elétrico chileno desde a produção, ao transporte e distribuição, que assenta num mercado competitivo a nível da produção e uma regulação eficiente da distribuição e transporte.
    O Ministério da Energia é o principal responsável pelo setor, definindo a política energética. Dele depende o regulador, a CNE, responsável por todo o enquadramento regulatório e pela fixação das tarifas, e a Superintendencia de Electricidad y Combustibles (SEC) que fiscaliza o cumprimento das regras e detém o poder sancionatório. Existe depois um organismo independente, o Coordenador Elétrico Nacional, do qual dependem as operações de produção, o transporte e a produção.
    Os principais segmentos de mercado são o segmento de geração (que são de propriedade privada e com preços livremente acordados), o segmento de transporte de alta tensão (de propriedade privada e com preços regulados), o segmento de distribuição de baixa tensão (de propriedade privada e com preços regulados) e, finalmente, o segmento de clientes finais, que são divididos entre clientes livres (acima de 5 MW) e regulados (menos de 0,5 MW), enquanto os clientes entre 0,5 e 5 MW podem escolher entre regime livre ou regulado.

    Para além desta caracterização do setor, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de leilões gerido pela CNE, cujo novo desenho tem facilitado a integração de energias renováveis no sistema elétrico nacional.

    A oradora convidada foi recentemente nomeada Diretora de Estudos e Regulação da Asociación Gremial de Empresas Eléctricas A.G. Rosa Serrano é engenheira civil de indústrias licenciada pela Pontificia Universidad Católica de Chile; Mestre em Ciências de Engenharia pela mesma universidade e tem um diploma em Mercados Elétricos pela Universidad Técnica Federico Santa María.






    Para mais informações consulte a apresentação:

Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais