20 Agosto 2018
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • ConvErse com Rosa Serrano da Asociación Gremial de Empresas Eléctricas do Chile 


    O próximo evento da iniciativa ConvErse, a realizar no auditório da ERSE no dia 8 de junho às 15:00, terá como convidada a Diretora de Estudos e Regulação da Asociación Gremial de Empresas Eléctricas do Chile, Rosa Serrano, que vai abordar o tema “Chilean Electrical Market: a case study”.

    O Chile é o país com maior consumo de energia per capita da América Latina. Cerca de 99,6% da população tem acesso à energia elétrica. A matriz de produção elétrica depende ainda muito dos combustíveis fósseis (70%), mas o país possui grande potencial em termos hídricos e outras renováveis como eólico, solar e geotérmico.

    Recentemente o regulador da energia – Comissão Nacional de Energia – ficou responsável por organizar leilões de produção de eletricidade com horizontes temporais a 1, 3 e 5 anos, processo que permitiu maior concorrência e uma descida acentuadas dos preços na ordem dos 75% entre o primeiro leilão em 2013 e o mais recente de 2017.

    A oradora convidada foi recentemente nomeada Diretora de Estudos e Regulação da Asociación Gremial de Empresas Eléctricas A.G. Rosa Serrano é engenheira civil de indústrias licenciada pela Pontificia Universidad Católica do Chile; Mestre em Ciências de Engenharia pela mesma universidade e tem um diploma em Mercados Elétricos pela Universidad Técnica Federico Santa María.

    Trabalhou como especialista em Regulação e Tarifas na Gerencia de Regulación de Chilectra S.A e exerceu funções na área elétrica da Comisión Nacional de Energía, tendo sido posteriormente coordenadora da Divisão de Segurança e Mercado Energético do Ministério da Energia.

    A Asociación Gremial de Empresas Eléctricas A.G. foi fundada em 1916 e representa as empresas de distribuição e de transporte do Chile.

Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais