16 Dezembro 2018
Diminuir
Aumentar
Imprimir
  • ConvErse: Philip E. Lewis abordou os modelos emergentes de negócio no setor energético 


    A ERSE realizou a 08 de outubro uma sessão do ConvErse com o Dr. Philip E. Lewis, fundador e CEO da VaasaETT, que abordou os novos modelos de negócio no mercado energético e a suas implicações para o setor, nomeadamente a nível regulatório, e para os consumidores.

    Na sessão, que decorreu nas instalações da ERSE e que contou com cerca de 100 convidados, Philip Lewis abordou os vários negócios emergentes no setor da energia – desde o pequeno produtor que vende a energia à rede, aos negócios de intermediação entre o produtor e o consumidor, às empresas que prestam serviços de automação com base nas redes inteligentes ou às que vendem a energia num cabaz de outros produtos - tendo por base plataformas digitais, ou seja, a possibilidade dos consumidores contratarem e interagirem com os seus fornecedores através de aplicações ou telemóvel.
    “São modelos de negócio que vão alterar completamente o mercado e colocar grandes desafios quer à regulação, quer à proteção dos consumidores”, afirmou.  

    De acordo com este especialista, o “futuro vai complicar-se” em relação ao desenho de mercado, onde a “solução passará por ter vários tipos de empresas orientadas para vários segmentos de consumidores” e por “introduzir flexibilidade” no mercado.

    “A velocidade a que as coisas estão a evoluir é tão grande que não sabemos bem onde estaremos daqui a 3 ou 4 anos. Estou otimista, mas também cético”, concluiu, afirmando que “o consumidor é produto do ambiente que o rodeia e este está a mudar drasticamente”.
     
    Doutorado em Marketing pela Universidade de Edimburgo, o trabalhou durante mais de duas décadas como investigador e consultor estratégico em diversos países, tendo por foco as melhores práticas concorrenciais e oportunidades emergentes para empresas, governos e organizações do sector energético.

    Aceda abaixo à apresentação efetuada.








Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
Balcão Único
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais