16 Outubro 2018
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • Comissão Europeia dinamiza espaço interactivo para promoção da eficiência energética junto das famílias 


    A Comissão Europeia lançou uma campanha de informação sobre eficiência energética destinada a reduzir a fatura dos cidadãos, sem diminuir o nível de conforto.

    De 27 de setembro a 1 de outubro (Gare do Oriente, em Lisboa) e 4 a 8 de outubro (Praça de Gomes Teixeira, no Porto), estará instalado um camião com atividades interativas, permitindo demonstrar diversas formas de poupança de energia e aumento da eficiência do seu uso nas atividades diárias das famílias.

    A utilização eficiente da energia é fundamental para a sustentabilidade a longo-prazo da Europa. O aquecimento é uma das áreas em que o dispêndio de energia é mais relevante e, Portugal, não é exceção. Dados do Eurostat  indicam que a maior percentagem de pessoas que declaram não ter capacidade de aquecer adequadamente a sua casa foi registada na Bulgária (37%), seguindo-se a Lituânia (29%), a Grécia (26%) e Portugal (20%) quando comparados com os dados médios da União Europeia, que são de 8%. Ao mesmo tempo, Portugal é uma das regiões em que mais se têm sentido as alterações climáticas e os cidadãos estão conscientes dos benefícios ambientais de uma adequada utilização da energia.

    O camião estará aberto ao público na Gare do Oriente, no Parque das Nações, entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro (diariamente, entre as 09:00 e as 19:00, nos dias de semana e das 10:00 às 19:00, no fim de semana), e na Praça de Gomes Teixeira, no Porto (de 4 a 8 de outubro). Sugestões de eficiência energética através de paredes interativas, concursos e atividades educativas e atrativas estarão assim abertas à participação de crianças e famílias.

    Esta iniciativa será posteriormente alargada às redes sociais, assim como em meios tradicionais de divulgação até ao final de dezembro de 2018. Estão previstas diversas atividades associadas ao dia internacional para a erradicação da pobreza, bem como atividades para a família baseadas em sugestões de eficiência energética e uma chamada de atenção para a forma como a energia pode constituir um contributo para os presentes de Natal.

    O projeto tem o apoio de parceiros locais e regionais, como a Agência para Energia (ADENE), Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE), Agência de Energia e Ambiente de Lisboa (Lisboa E-nova), Agência de Energia do Porto (AdEporto), Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE – FCT/UNL), Direção-Geral do Consumidor (DGC), Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), DECO, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), assim como dos Municípios de Lisboa e Porto.

Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
Balcão Único
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais