24 Maio 2017
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • Eletricidade: Mercado livre ultrapassa em março os 4,8 milhões de consumidores 


    O mercado livre de eletricidade ultrapassou em março 4,8 milhões de clientes, o que se traduz num crescimento de 7,3% face a igual mês do ano passado, representando 78% do número total de clientes e 92% do consumo registado em território nacional.

    A totalidade dos grandes consumidores está praticamente toda no mercado livre, enquanto a percentagem de domésticos continua a aumentar, representando 83% do consumo total do segmento face aos 78% registados em março de 2016.
    No global, a carteira de clientes ainda fornecidos no mercado regulado ascende a cerca de 1,34 milhões de clientes face aos mais de 6 milhões de clientes existentes no país.

    Em termos de intensidade de mudança de comercializador, o número de clientes que deixa o mercado regulado para integrar uma carteira de comercializador em mercado é inferior (menos de 1/3) ao número de consumidores que troca de comercializador já em regime de mercado, consolidando a tendência crescente de mudanças de comercializador no quadro do mercado livre.

    Em termos de consumo, registou-se um aumento de 98 GWh face a fevereiro, para um total de 41 441 GWh, o que representa um crescimento de 4% face ao mês homólogo de 2016.

    A EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre, com uma quota de consumo nos 45% e de clientes nos 84,5%.

    A Endesa manteve a liderança no segmento de clientes industriais, com uma quota de 29,4%, e a Iberdrola continua a liderar o segmento dos grandes consumidores com 27% de quota de consumo.

    Para saber mais consulte Mercado Liberalizado – Situação a março de 2017

Partilhe esta informação: Digg it!Facebookdel.icio.usNewsvineStumble-uponReddit!
Portal do Consumidor de Energia
Comercializadores
Tarifa Social
Simuladores
PPEC 2017-2018
Livro "A Regulação da Energia em Portugal 2007-2017"