24 Outubro 2017
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • Número de clientes que em Novembro mudaram para o mercado liberalizado foi o maior de sempre 


    Cerca de 83 mil consumidores mudaram em Novembro para o mercado liberalizado de eletricidade, naquele que foi o maior número de mudanças registadas desde sempre, com o mercado a atingir os 878 915 clientes, ou seja, 59% do consumo global.

    A aceleração das migrações dos consumidores do mercado regulado para o mercado liberalizado verifica-se desde o início de 2012, mas intensificou-se no último semestre, registando-se um significativo número de mudanças do segmento com potência contratada acima de 10,35 kVA, cuja tarifa regulada foi extinta no final de junho.
     
    O número de clientes subiu 9,6% no mercado liberalizado, face a outubro, tendo mais do que duplicado em relação a igual mês do ano passado.

    O consumo no mercado livre cresceu 15% face a novembro de 2011, tendo atingido um valor médio anualizado de 26 294 GWh.

    Continua a verificar-se um crescimento visível dos consumidores domésticos em mercado liberalizado, representando em novembro 15% do total, mas ainda assim longe dos expressivos 97% registados pelos consumidores industriais que estão praticamente todos em mercado.

    A EDP Comercial continuava em novembro como o principal operador no mercado liberalizado, quer em número de clientes – 78% do total - quer em consumos fornecidos – 41,2% do total.

    A Endesa é o segundo operador de mercado, com uma quota de mercado por número de clientes de 14%, a registar a perda de 1 ponto percentual face ao mês anterior, e uma quota de consumos fornecidos de 23,5%.

    Em novembro, a maioria dos comercializadores, com exceção da FORTIA, da Nexus e da Gas Fenosa, aumentaram a sua base total de clientes, com particular destaque para a EDP, com um acréscimo de 11%, e para a Galp, com um acréscimo de 12%.

    No segmento de clientes domésticos, há já quatro comercializadores com quotas de mercado superiores a 1% e cinco com oferta concretizada.

    Para saber mais consulte Mercado Liberalizado – Situação a novembro de 2012

Partilhe esta informação: Digg it!Facebookdel.icio.usNewsvineStumble-uponReddit!
Portal do Consumidor de Energia
Comercializadores
Tarifa Social
Simuladores
PPEC 2017-2018
Livro "A Regulação da Energia em Portugal 2007-2017"