19 Julho 2019
Diminuir
Aumentar
Imprimir
  • Glossário 

    A partir desta página, pode aceder a uma lista de expressões, siglas e abreviaturas constantes deste Portal, ordenadas alfabeticamente, relativas aos setores elétrico e do gás natural.

    Para isso, basta que selecione na barra a letra que pretende.

O

  • Opção tarifária

    É a modalidade de tarifação que o cliente de eletricidade pode escolher entre as disponíveis para a sua potência contratada. Nomeadamente, para baixa tensão normal, existem a tarifa simples, a tarifa bi-horária e a tarifa tri-horária, existindo para estas últimas a opção por ciclo diário ou ciclo semanal.

  • Operador da rede de distribuição de GN
    Entidade concessionária ou titular de licença de distribuição de serviço público da RNDGN, responsável pela exploração, manutenção e desenvolvimento da rede de distribuição em condições de segurança, fiabilidade e qualidade de serviço, numa área específica, bem como das suas interligações com outras redes, quando aplicável, devendo assegurar a capacidade da rede a longo prazo para atender pedidos razoáveis de distribuição de gás natural.
  • Operador da rede de transporte de GN
    Entidade concessionária da RNTGN, responsável pela exploração, manutenção e desenvolvimento da rede de transporte em condições de segurança, fiabilidade e qualidade de serviço, bem como das suas interligações com outras redes, quando aplicável, devendo assegurar a capacidade da rede a longo prazo para atender pedidos razoáveis de transporte de gás natural.
  • Operador da rede de transporte do setor elétrico
    Entidade concessionária da Rede Nacional de Transporte de Energia Elétrica (RNT), nos termos das Bases de Concessão e do respetivo contrato (RRC).
  • Operador da rede no sector elétrico
    Entidade titular de concessão ou de licença, ao abrigo da qual é autorizada a exercer a atividade de transporte ou de distribuição de energia elétrica, correspondendo a uma das seguintes entidades cujas funções estão previstas no Regulamento de Relações Comerciais: o operador da rede de transporte, os operadores das redes de distribuição em MT e AT, operadores das redes de distribuição em BT, a concessionária do transporte e distribuição da Região Autónoma dos Açores e a concessionária do transporte e distribuidor vinculado da Região Autónoma da Madeira (RRC).
  • Operador de armazenamento subterrâneo de gás natural
    Entidade concessionária do respetivo armazenamento subterrâneo, responsável pela exploração e manutenção das capacidades de armazenamento e das infraestruturas de superfície, em condições de segurança, fiabilidade e qualidade de serviço.
  • Operador de terminal de receção, armazenamento e regaseificação de GNL
    Entidade concessionária do respetivo terminal, sendo responsável por assegurar a sua exploração e manutenção, bem como a sua capacidade de armazenamento e regaseificação em condições de segurança, fiabilidade e qualidade de serviço.
  • Operador logístico de mudança de comercializador
    Entidade responsável pela gestão do processo de mudança de comercializador e pelas atividades de gestão e leitura dos equipamentos de medição.
  • Ordem de mérito
    Lista ordenada de preços associados a patamares de potência ativa em cada grupo ou central.
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
Como Funciona Combustíveis
Como Funciona GPL
Registo Consultas Públicas
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais