20 Novembro 2017
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  • Relatório da Qualidade de Serviço 


    O relatório anual da qualidade de serviço do setor do gás natural publicado pela ERSE tem por objetivo caraterizar, de modo sumário, a qualidade de serviço prestada pelas entidades do setor do gás natural (operadores das infraestruturas e comercializadores), de acordo com o estipulado no Regulamento da Qualidade de Serviço.

    O relatório abrange as quatro áreas da qualidade de serviço:

    • Continuidade de serviço – Avaliação do setor com base no número e na duração das interrupções de fornecimento, no cumprimento das nomeações, nos tempos de enchimento de camiões-cisterna e nos tempos de descarga de navios metaneiros, dependendo da infraestrutura.
    • Caraterísticas do gás natural – Propriedades químicas e físicas do gás natural, essenciais para garantir o bom funcionamento e a segurança das infraestruturas e dos equipamentos que o utilizam, bem como um adequado rendimento de combustão. São analisadas caraterísticas tais como o Índice de Wobbe, densidade e concentração de alguns dos seus componentes, entre outros parâmetros.
    • Pressão de fornecimento – Níveis de pressão das redes, atendendo aos limites de pressão necessários para garantir o bom funcionamento das redes e dos equipamentos dos clientes.
    • Qualidade de serviço comercial - Relacionamento entre os prestadores de serviços e os seus clientes sobre diversos assuntos, tais como atendimento presencial, telefónico e resposta a pedidos de informação e reclamações.

    No relatório é efetuada igualmente uma análise do cumprimento do Regulamento da Qualidade de Serviço por parte dos agentes aos quais se aplica.

    Os relatórios são elaborados com base na informação disponibilizada pelas empresas.

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