23 Janeiro 2017
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  • Qualidade de Serviço 

    A qualidade de serviço prestada pelos operadores das redes elétricas e pelos comercializadores de eletricidade aos clientes envolve assuntos como cortes de energia elétrica, a qualidade da energia fornecida ou a qualidade da interação com os clientes.
    A qualidade de serviço divide-se em:
    • Qualidade de serviço técnica, que inclui a continuidade de serviço e a qualidade da energia elétrica
    • Qualidade de serviço comercial

    A regulação da qualidade de serviço é definida através do Regulamento da Qualidade de Serviço (RQS) e do Regulamento Tarifário (RT).

    O RQS estabelece regras que definem, e procuram garantir, um nível mínimo da qualidade de serviço prestada aos clientes, nomeadamente através de disposições relativas a:

    • Competências, responsabilidades e obrigações das entidades envolvidas
    • Indicadores e padrões de qualidade de serviço
    • Compensações a pagar quando os indicadores individuais não são cumpridos
    • Clientes com necessidades especiais e clientes prioritários

    O RT define um incentivo à melhoria da qualidade do serviço prestado pelo operador das redes de alta e média tensão.

    A ERSE publica o RQS e verifica o seu cumprimento, publicando anualmente um relatório sobre a qualidade de serviço prestada aos clientes em Portugal.

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