29 Março 2017
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • 2016 

    A 4 de setembro de 2006 a totalidade dos clientes de energia elétrica em Portugal continental passaram a poder efetivamente escolher o seu fornecedor de eletricidade. Tal passo representou o alargamento do conceito de mercado liberalizado para um universo de cerca de 6 milhões de clientes.

    Assim, no âmbito do acompanhamento do setor elétrico nacional, reveste-se de particular interesse caracterizar a evolução mais recente do mercado liberalizado, particularmente quanto a número de clientes e a consumos de energia.

    A ERSE, consciente da importância que a informação assume na formulação esclarecida das escolhas num ambiente de mercado, passa a disponibilizar publicamente, com periodicidade mensal, um resumo informativo sobre o mercado liberalizado, procurando, desta forma, dar igualmente resposta a um crescente número de solicitações de informação.

    Por outro lado, a divulgação dos resumos informativos mensais sobre o mercado liberalizado visa contribuir para o acesso mais transparente à informação do mercado por parte da generalidade dos agentes envolvidos.

    Estes resumos informativos são complementados pela informação constante dos boletins mensais sobre o MIBEL - Mercado Ibérico de Eletricidade, elaborados conjuntamente pela ERSE, pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Portugal, pela Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC) e pela Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), ambas de Espanha, no âmbito do Conselho de Reguladores. Estes documentos são divulgados mensalmente nas páginas web das referidas entidades.


Portal do Consumidor de Energia
Comercializadores
Tarifa Social
Simuladores
PPEC 2017-2018
Livro "A Regulação da Energia em Portugal 2007-2017"