20 Fevereiro 2017
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • Escolha de Comercializador 


    Com a abertura total do mercado, todos os consumidores têm direito a escolher o seu comercializador de energia elétrica.

    Para efeitos da escolha do comercializador, são consideradas as seguintes modalidades de contratação de energia elétrica:

    • Celebração de contrato de fornecimento de energia elétrica com comercializadores, no mercado liberalizado.
    • Contratação de energia elétrica nos mercados organizados ou através de contratação bilateral, no caso de clientes com estatuto de agente de mercado.
    • Celebração de contrato de fornecimento de energia elétrica com comercializadores de último recurso, unicamente nas condições legal e regulamentarmente previstas.

    A gestão do processo de mudança de comercializador está transitoriamente atribuída ao operador da rede de distribuição em MT e AT (EDP Distribuição), sendo os procedimentos e os prazos de mudança de comercializador aprovados pela ERSE.

    Os clientes têm o direito a mudar de comercializador de eletricidade, não existindo um número máximo de mudanças de comercializador ou quaisquer encargos associados à mudança.

    Os comercializadores são entidades que exercem a atividade nos termos da licença ou registo atribuídos pela Direção Geral de Energia e Geologia. Os preços praticados pelos comercializadores são livres.

    Passos para escolher o comercializador de eletricidade

    A liberalização do mercado elétrico representa novas oportunidades de contratar o fornecimento de eletricidade, exigindo, em contrapartida, uma maior necessidade de informação por parte dos consumidores para poderem efetuar escolhas conscientes e informadas que correspondam aos seus interesses.

    A escolha de um novo comercializador de eletricidade deve incluir os seguintes passos:

    • Consultar os vários comercializadores que atuam no mercado liberalizado.
    • Comparar as propostas de fornecimento recebidas e verificar qual a oferta globalmente mais vantajosa de acordo com os critérios do cliente (preços, periodicidade de faturação, condições de pagamento, qualidade comercial, serviços oferecidos, condições gerais e particulares dos contratos, duração e condições de denúncia dos contratos, etc.), tendo também em consideração as condições oferecidas pelo comercializador de eletricidade atual.
    • Uma vez escolhido o novo comercializador de energia elétrica e celebrado o contrato de fornecimento, o novo comercializador tratará de todos os procedimentos necessários à mudança de comercializador.

    A ERSE disponibiliza nesta página melhor informação que o pode ajudar no processo de seleção do novo comercializador.

    A ERSE disponibiliza igualmente um simulador de preços de energia elétrica que permite aos consumidores escolher um comercializador com base no valor dos seus consumos. 

    A ERSE disponibiliza ainda um simulador que permite aos consumidores simular o valor anual das faturas de eletricidade, tendo por base a informação sobre os seus consumos.

Partilhe esta informação: Digg it!Facebookdel.icio.usNewsvineStumble-uponReddit!
Portal do Consumidor de Energia
Comercializadores
Tarifa Social
Simuladores
PPEC 2017-2018
Livro "A Regulação da Energia em Portugal 2007-2017"