17 Julho 2019
Diminuir
Aumentar
Imprimir
  • Impactes Ambientais 


    O sector da energia tem uma relação muito estreita com as actividades económicas e com as envolventes social e ambiental. Do ponto de vista das questões do ambiente, os principais impactes dos sectores eléctrico e do gás natural são:

    • As alterações climáticas: decorrentes das emissões de gases com efeito de estufa como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e compostos halogenados.
    • A acidificação e a eutrofização: provocadas pelas emissões de gases acidificantes como o dióxido de enxofre (SO2), os óxidos de azoto (NOx) e o amoníaco (NH3) e consequente deposição destes compostos e seus produtos.

    Impactes ambientais do sector eléctrico

    Das actividades do sector eléctrico, a produção de energia eléctrica é aquela que, na generalidade das situações, tem maiores impactes sobre o ambiente, sendo os mais significativos as alterações climáticas e a acidificação.

    Para mais informação sobre a interacção do sector eléctrico com o ambiente consultar:

    Impactes ambientais do sector do gás natural

    Contrariamente ao sector eléctrico, é na fase do consumo (não se considera, neste caso, as fases de extracção e transporte desde a origem do gás natural) que o sector do gás natural produz maiores impactes ambientais, especificamente ao nível das alterações climáticas.

    Importa realçar, no entanto, que a utilização do gás natural em substituição de outros combustíveis permite reduzir as emissões atmosféricas.

Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+
Portal do Consumidor de Energia
Simuladores
Comercializadores
Tarifa Social
Como Funciona Eletricidade
O Gás Natural: Como funciona?
Como Funciona Combustíveis
Como Funciona GPL
Registo Consultas Públicas
 

Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.  Saber mais