Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.
Diminuir
Aumentar
Imprimir
  • 31.ª Consulta Pública - Proposta de alteração das regras de faturação da energia reativa no âmbito do Regulamento de Relações Comerciais 


    O consumo ou a injeção na rede de valores inadequados de energia reativa são faturados aos consumidores, segundo regras previstas no Regulamento de Relações Comerciais do Setor Elétrico. Estas regras já vigoram há vários anos, verificando-se  a existência de oportunidades para a sua melhoria.

    O Regulamento de Relações Comerciais do Setor Elétrico de 2008 previa a aprovação das regras de faturação de energia reativa, pela ERSE, na sequência de apresentação de propostas pelos operadores da rede de transporte e distribuição de energia elétrica.

    A proposta de alteração ao regime em vigor assentou no objetivo de aumentar a eficiência global do sistema elétrico através de um maior envolvimento dos consumidores na compensação local de energia reativa nas suas instalações e também atualizar a regulamentação face aos desenvolvimentos tecnológicos verificados no mercado de equipamentos de compensação de energia reativa. Estes objectivos traduziram-se, entre outros, na proposta de alteração do limiar de faturação da energia reativa e numa nova metodologia para faturação de energia reativa indutiva e capacitiva.
Partilhe esta informação: FacebookLinkedInTwitterGoogle+