ERSE colocou em consulta pública proposta de alteração ao Regulamento Tarifário do Setor Elétrico
16/10/2024
A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos submeteu a consulta pública, entre 15 de outubro e 27 de novembro de 2024, uma proposta de alteração ao Regulamento Tarifário do setor elétrico.
As alterações do Regulamento Tarifário, sujeitas a consulta pública, são limitadas no seu âmbito e implicam modificações pontuais do regulamento em vigor.
A proposta de alteração pretende responder a diversas necessidades de melhoria identificadas pela ERSE e pelos diferentes intervenientes nos setores regulados.
Em concreto, propõe-se:
- a incorporação de ajustamentos provisório e definitivo das medidas de contenção tarifária nos proveitos a recuperar pelo operador da rede de distribuição por aplicação da parcela II da tarifa de Uso Global do Sistema;
- a eliminação das tarifas de Acesso às Redes aplicáveis à mobilidade elétrica; e
- clarificações pontuais da redação do articulado do Regulamento Tarifário.
No que respeita à eliminação das tarifas de Acesso às Redes aplicáveis à mobilidade elétrica, as alterações visam a melhoria da interação entre os setores elétrico e da mobilidade elétrica e a redução de barreiras ao desenvolvimento da mobilidade elétrica.
Em resultado da alteração proposta, o custo da utilização da Rede Elétrica de Serviço Público , devido pelo carregamento dos veículos elétricos, será recuperado, na sua totalidade, nas tarifas de acesso às redes aplicáveis ao titular do ponto de entrega da rede pública, traduzindo-se numa simplificação do modelo relacional entre as entidades dos setores elétrico e da mobilidade elétrica.
Os contributos sobre a proposta em consulta pública deverão ser enviados à ERSE, até 27 de novembro de 2024.
Aceda aos documentos submetidos a Consulta Pública.