Conselho de Reguladores do MIBEL debateu em Braga experiência e perspetivas futuras do MIBE
22/10/2024
O Conselho de Reguladores do MIBEL - Mercado Ibérico de Eletricidade, cuja presidência cabe atualmente à ERSE -Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, realizou a 1 de outubro de 2024, em Braga, uma Conferência subordinada ao tema “O MIBEL no contexto do desenho de mercado europeu”.
A abertura do evento, que visou assinalar os 20 anos de criação deste mercado conjunto, esteve a cargo do Diretor-Geral de Energia de Portugal, Paulo Carmona, e do seu homólogo espanhol, Manuel García Hernández, Diretor-Geral de Política Energética e Minas.
O primeiro painel, onde se analisaram os 20 anos de experiência alcançados com o MIBEL, contou com a presença Maria Jesús Martín, Administradora da CNMC, Rodrigo Costa, Presidente da REN, Tomás Domínguez, Diretor de Operação da RE, Martim Vasconcellos e Sá, Presidente do OMIP SGPS e Presidente do OMIE, bem como Carmen Becerril, Presidente da OMICLEAR. A moderação do painel foi realizada por José Manuel Portero, da CNMV.
Já o futuro do MIBEL foi o tema central do segundo painel em que participaram Christian Zinglersen, Diretor da ACER, Maria Teresa Costa Campí, Presidente da CNE em 2005, Jorge Vasconcelos, Presidente da ERSE em 2004 e Luís Braga da Cruz, Ex-Presidente do OMIP. A liderança deste debate foi da responsabilidade de Eduardo Teixeira, Diretor de Mercados e Concorrência da ERSE.
Por seu turno, o terceiro painel focou a problemática em torno do financiamento do presente e do futuro da energia. Esther Espeja, CNMC moderou o painel de oradores composto por José Miguel Almeida, Administrador da CMVM, Mariano Bacigalupo Saggese, Administrador da CNMV, Pedro Guerrero Meseguer, Diretor de Assuntos Europeus e Estratégia da AEB e Manuel Baritaud, Senior Economist do BEI.
O último tema em debate nesta conferência visou as perspetivas desafios e oportunidades do MIBEL face ao mercado europeu e à transição energética e descarbonização da economia. No painel, moderado por Elisabeth Sequeira, CMVM, participaram Marina Serrano González, Presidente da AELEC, Santiago Gómez Ramos, Presidente da APPA RENOVABLES, Pedro Amaral Jorge, Presidente da APREN e Maria João Coelho, Diretora-Geral da ELECPOR.
Pedro Verdelho, presidente da ERSE e presidente do Conselho de Reguladores do MIBEL realizou o encerramento deste evento, tendo realçado o caráter pioneiro do MIBEL que antecipou, em 20 anos, aquele que é o processo de integração dos mercados à escala europeia. Pedro Verdelho destacou ainda o caminho sustentável percorrido, até ao momento, com vista às metas de descarbonização no setor elétrico a custos razoáveis, onde a participação de todos é essencial para garantir a sua concretização.