06 Dezembro 2016
Diminuir
Aumentar
Enviar Email
Imprimir
  • Mudar de Comercializador 

    Um consumidor que queira mudar de comercializador de energia deve seguir três passos fundamentais:

     

    1. Consultar os comercializadores

    Obter a lista de comercializadores e contactá-los para obter propostas de fornecimento. Consulte aqui a lista de comercializadores domésticos de eletricidade e de gás natural.

    2. Comparar e escolher

    Na escolha do comercializador, para além do preço, atenda a outros aspetos contratuais importantes, tais como: prazos de vigência do contrato; serviços disponibilizados; meios e prazos de resposta a reclamações e pedidos de informação; penalidades em caso de rescisão antecipada, etc. Peça a ficha contratual padronizada

    Na comparação de preços, sempre que possível utilize os consumos históricos para simular os valores a faturar em cada proposta e tenha atenção a eventuais serviços adicionais ou condições promocionais de duração limitada no tempo.

    Contate o comercializador com a melhor proposta de fornecimento. Para o ajudar a ERSE disponibiliza simuladores de comparação de preços de eletricidade e de gás natural, que realizam uma estimativa e sugerem a opção que minimiza o valor da fatura. 

    3. Contratar

    Celebre contrato com o novo comercializador e proceda à mudança. Mudar de comercializador não tem custos associados. O novo comercializador trata de todos os procedimentos necessários à mudança, inclusivé da rescisão do contrato de fornecimento com o anterior fornecedor.

    Na maioria das situações, a mudança concretiza-se no prazo de 5 dias úteis. O prazo máximo para a mudança é de 3 semanas. Contudo, pode acordar uma data com o seu comercializador. O novo comercializador passa a faturar o consumo de electricidade ou gás natural a partir dessa data e o cliente recebe do comercializador anterior uma factura até essa mesma data.

    Para saber mais consulte os materiais do ERSEFORMA e procure a resposta à sua pergunta na iniciativa "Ligue à ficha"

     

     

Partilhe esta informação: Digg it!Facebookdel.icio.usNewsvineStumble-uponReddit!
Portal Institucional ERSE
Pedidos de Informação e Reclamações
Resolução de conflitos comerciais e contratuais