18 Dezembro 2017
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  • Como proceder em caso de interrupção de fornecimento 


    Deve entrar em contacto com o seu comercializador, que o poderá ajudar a identificar a razão da interrupção.

    Quais são os motivos que podem justificar a interrupção do fornecimento de gás natural?

    O fornecimento de gás natural pode ser interrompido por razões técnicas (razões relativas à gestão da rede e outras infra-estruturas) ou por razões relacionadas com o contrato de fornecimento.  

    Quando é que podem interromper o fornecimento de gás natural?

    Em caso de falta de pagamento da factura, e noutras situações previstas na regulamentação do sector do gás natural, com excepção das situações em esteja em perigo a vida e segurança de pessoas e bens, a interrupção do fornecimento só pode ocorrer após um pré-aviso, por escrito, com uma antecedência mínima de 20 dias relativamente à data em que irá ocorrer.
    Tratando-se de clientes economicamente vulneráveis, o pré-aviso deve ser enviado com a antecedência mínima de 15 dias úteis relativamente à data prevista para a interrupção do fornecimento.

    Não é permitida a interrupção do fornecimento de gás natural no último dia útil da semana, nem em véspera de feriado.

    O pré-aviso deverá conter informação sobre os meios que o consumidor tem ao seu dispor para evitar a interrupção, como deve proceder para obter a religação do fornecimento, incluindo os encargos necessários para o efeito.

    As interrupções por razões de serviço, ou seja, as que decorram da necessidade imperiosa de realizar manobras ou trabalhos de conservação da rede estão sujeitas a pré-aviso através de meios de comunicação de grande audiência na região ou por outros meios ao seu alcance que proporcionem uma adequada divulgação, com a antecedência mínima de 36 horas.

    Quanto custa a religação?

    Os preços dos serviços de interrupção e restabelecimento do fornecimento de gás natural, bem como o adicional para o restabelecimento urgente, são fixados anualmente pela ERSE.

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