Gás Natural: Mercado liberalizado subiu 4,9% em agosto para cerca de 1,17 milhões
19/10/2018
O número de consumidores no mercado liberalizado de gás natural subiu 4,9% em agosto, face ao mês homólogo do ano passado, para 1,178 milhões de clientes, o que representa 97,2% do consumo global em Portugal continental. Em termos de consumo, registou-se um aumento de 2,7% para 41 436 GWh, face a igual mês do ano passado.
A quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, concentrando-se a margem de crescimento do mercado livre aos clientes de menores consumos individuais no segmento industrial e aos consumos do segmento de pequenas e médias empresas (PME) e residenciais que ainda se encontram no mercado regulado. Cerca de 294 mil consumidores permaneciam, em agosto, no mercado regulado com aplicação de tarifas transitórias.
Em termos de quota de mercado, a EDP regista a maior quota de clientes (56%), embora tenha perdido 1,3 pontos percentuais relativamente a agosto do ano passado, e a Galp a maior quota de consumo (56%), tendo registado um ganho de 0,6 pontos percentuais.
O segmento dos grandes consumidores é liderado pela Galp (58%), bem como o dos clientes industriais (55%). Os segmentos das PME e residencial são liderados pela EDP com quotas de 48% e 55%, respetivamente.
Para saber mais consulte Mercado Liberalizado Gás Natural – Situação agosto de 2018