Gás Natural: Mercado liberalizado cresceu 4% num ano para 1,2 milhões de clientes

10/04/2019

O mercado liberalizado de gás natural cresceu 4% no espaço de um ano, entre janeiro de 2018 e 2019, atingindo cerca de 1,2 milhões de clientes. Face a dezembro de 2018 registou-se um aumento de 0,3%, ou seja, mais 3,2 mil clientes entraram em mercado liberalizado.

Permanecem no mercado regulado, abastecidos pelo comercializador de último recurso (CUR), com tarifa transitória, cerca de 284 mil clientes esmagadoramente concentrados no segmento de pequenas e médias empresas (PME) e residenciais.

Em termos de consumo, registou-se um aumento de 269 GWh face a dezembro atingindo 42 117 GWh em janeiro passado, o que representa um acréscimo de 0,6% face ao mês anterior e 3,5%, face ao mês homólogo. O consumo no mercado livre representava em janeiro 97,3% do consumo total registado em Portugal continental.

A quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, mantendo-se inalterada a percentagem de consumo do segmento de clientes residenciais no mercado relativamente ao mês de dezembro, representando no mês de janeiro cerca de 83% do consumo total do segmento.

Em termos de quota de mercado, a Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (61%), enquanto a EDP Comercial continua a liderar em número de clientes (55%), apesar da quebra de 2,3 pontos percentuais (p.p) registada desde janeiro de 2018.

A Galp manteve a sua liderança nos segmentos de clientes industriais (57%) e de grandes consumidores (67%), registando uma diminuição em 1,5 p.p da sua quota no segmento dos clientes industrias e um aumento de 1,9 p.p no segmento dos grandes consumidores. A EDP continua no topo do ranking nos segmentos das PME (55%) e residencial (55%), apresentando um crescimento de 3,7 p.p. no segmento das PME e mantendo as suas quotas no segmento residencial.

Para saber mais consulte Mercado Liberalizado Gás Natural – Situação janeiro de 2019