ERSE e Universidade de Coimbra assinam protocolo para desenvolvimento de estudos na área da energia

28/05/2021

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e a Universidade de Coimbra celebraram hoje - véspera do Dia Mundial da Energia - um memorando de entendimento para a colaboração mútua com vista ao desenvolvimento de estudos em áreas de interesse sobre o setor energético.

A Universidade de Coimbra, por intermédio da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) do Instituto de Investigação Interdisciplinar, e a ERSE reconhecem e valorizam a investigação científica e formação nas áreas da energia e do desenvolvimento sustentável, pretendendo desenvolver conjuntamente atividades de colaboração nessas áreas.

Entre as áreas de colaboração identificadas destacam-se o desenvolvimento de estudos conjuntos entre estudantes de Mestrado, de Doutoramento, professores da Universidade de Coimbra e colaboradores da ERSE, bem como a realização de eventos de cariz académico-científico, nomeadamente workshops, seminários e ciclos de palestras.

Insere-se ainda no âmbito deste acordo a realização na ERSE de estágios de alunos de mestrado da Universidade de Coimbra, a par da elaboração de artigos e livros de cunho académico-científico em coautoria por professores e investigadores da universidade e colaboradores da entidade reguladora.

A ERSE e a Universidade de Coimbra estabelecerão um grupo de coordenação para acompanhamento das atividades a desenvolver no âmbito deste memorando de entendimento, o qual terá uma duração de 24 meses, podendo renovar-se automaticamente por igual período.

A colaboração com as universidades e respetivos grupos de investigação tem sido identificada como um meio da ERSE reforçar a sua atividade, promovendo a ligação com o meio académico e potenciando a difusão de conhecimento.

Participaram na cerimónia a presidente do Conselho de Administração, da ERSE, Cristina Portugal, e o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. O Plano de Atividades foi assinado pelo coordenador da EfS, Manuel Gameiro da Silva, e pela diretora de Tarifas e Preços da ERSE, Isabel Apolinário.