Eletricidade: Mercado ganhou 1,1 milhões de clientes em um ano e ultrapassou os 2,9 milhões em junho

24/07/2014

O mercado livre de eletricidade ultrapassou em junho os 2,9 milhões de consumidores com a adesão de mais 77 mil novos clientes face a maio, registando um aumento expressivo de cerca de 1,1 milhões de consumidores face a igual mês do ano passado.

Desde junho do ano passado, o número de consumidores em mercado livre cresceu cerca de 63%, a uma taxa média mensal de 4,2%. 
O consumo em base anual, que ascende a 34 806 GWh, representa cerca de 79% do consumo total em Portugal continental.
A quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, enquanto os domésticos representam 47% do total de clientes, sendo, como tal, o segmento com maior margem de captação no conjunto de clientes em mercado regulado.
Existem atualmente oito comercializadores em mercado com oferta concretizada para os clientes domésticos.

A EDP Comercial mantém em junho a sua posição como principal operador no mercado livre, tendo registado um aumento da sua quota de clientes em 0,2 pontos percentuais para 86,4%, e uma redução de 0,2 pontos percentuais na quota de consumo para 46,2%.
A Gas Natural Fenosa registou também um aumento da sua quota de clientes em 0,1 pontos percentuais para 0,8% e a Endesa e a Galp reduziram a sua quota em 0,2,e 0,1 pontos percentuais, respetivamente, para 5,3% e 4,9% 
Quanto a consumos abastecidos, registou-se um aumento da quota em 0,5 pontos percentuais dos pequenos comercializadores considerados em conjunto (Audax, Axpo, Enat e Enforcesco), para 1,6%. A Iberdrola registou uma quebra da quota em 0,2 pontos percentuais, para 18,9 %, enquanto a Endesa perdeu 0,1 pontos percentuais para 19,6%

Para saber mais consulte Mercado Liberalizado – Situação a junho de 2014