ConvERSE debateu futuro do gás natural no âmbito da descarbonização da economia
10/09/2019
A ERSE realizou a 9 de setembro mais uma sessão do ciclo de debates ConvERSE, desta vez sobre o futuro do gás natural no âmbito da agenda europeia de descarbonização da economia e do combate às alterações climáticas, com Tom Maes (CREG), Markus Krug (E-Control), e Benoît Esnault (CRE), no âmbito da cooperação dos reguladores europeus no seio da ACER – Agency for Cooperation of Energy Regulators e do CEER – Council of European Energy Regulators.
Na sessão, que decorreu nas instalações da ERSE e na qual participaram uma centena de pessoas, foi apresentada a visão dos reguladores europeus em relação a esta matéria e o desafio que ela comporta quer em termos de regulação, de investimento em redes e de sustentabilidade do setor do gás natural.
A substituição do gás natural pelo hidrogénio, bem como o eventual descomissionamento das centrais a gás foram temas abordados, pelo desafio que colocam às redes e aos consumidores.
O caminho que deverá ser seguido para a descarbonização da sociedade, incluindo a substituição do gás natural por outras fontes de energia, não reúne o consenso de operadores de rede, empresas de energia, associações representativas da indústria ou ainda responsáveis políticos, entre outros. Debatem-se os modelos de mercado e de regulação, as tecnologias emergentes, assim como a governação do setor e os papéis e responsabilidades dos vários intervenientes.
O Gas Working Group da ACER e CEER é atualmente presidido pelo administrador da ERSE, Pedro Verdelho.
Aceda às apresentações em anexo.